segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Para que estudar?

Outro dia meu irmão de 14 anos me perguntou como eu estudo, como eu faço para tirar boas notas. Ele tinha acabado de receber uma prova de história na qual tinha tirado uma nota ruim e estava se sentindo mal. "Eu sei que eu preciso começar a me esforçar agora. Se eu não começar a estudar direito agora eu vou me dar mal no futuro." Foi isso o que ele me disse.
Fiquei com pena dele. Para ele, a escola, o estudo, todo o processo de "aprendizagem" é voltado para o "futuro" - ou seja, provas, vestibular, faculdade... Tentei explicar para ele que esse não é, ou não deveria ser, o propósito de estudar e aprender. Ele deveria estudar algo porque tem curiosidade de saber, porque o objeto de estudo será essencial pra sua vida ou porque o novo conhecimento o fará feliz. Disse que para ele aprender algo, o conteúdo precisa fazer sentido para ele, para que possa se transformar em conhecimento. Mas como fazer ele compreender isso se está desde os 5 anos de idade inserido em um método tradicional de ensino? Como convencê-lo de que ele precisa se interessar pelo conteúdo a ser aprendido para que esse de fato seja aprendido e não apenas memorizado? Até hoje nenhum professor perguntou a ele o que ele deseja aprender, sobre o que tem curiosidade de saber mais. Na escola sempre lhe foram empurrados, jogados, vomitados conteúdos considerados "fundamentais" pelo sistema educacional. Fico com vontade de dizer que se ele não se interessa por esse assunto específico de história que ele não deveria ficar lutando para compreendê-lo. Que seria melhor se ele usasse esse tempo perdido, sim perdido, de memorização de um conteúdo inútil para ele, lendo um livro que o agradasse. Mas como ficam as notas? O boletim? Futuramente o vestibular e o ingresso na faculdade? E a inserção no competitivo mercado de trabalho? Ele quer estudar fora, nos Estados Unidos. Seu sonho é ser jogador de basquete da NBA. Para isso precisa de boas notas na escola para tentar uma bolsa em uma universidade americana.
É, meu irmão tem apenas 14 anos e já está estressado com a pressão social para arranjar um emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário